Como organizar a rotina na quarentena do Coranavírus

Como organizar a rotina na quarentena do Coranavírus

Estamos vivendo dias difíceis, não sabemos como lidar direito com toda essa situação… a maioria das pessoas estão em casa, completamente perdidas…. muitas estão trabalhando home-office pela primeira vez, as crianças 100% do tempo em casa, além disso, existem as tarefas domésticas, o preparo das refeições, a atenção à família, crianças fazendo home schooling e as mães tendo que acompanhar, outras crianças sem atividades da escola e clamando por atenção o tempo todo, além do medo e da tensão a qual estamos expostos … enfim, um cenário desafiador para todas as famílias.

Diante de todo esse cenário a rotina passou a ser algo de extrema necessidade para vivermos cada dia com sabedoria e fazendo o que de fato precisa ser feito.

E eu sei bem o quanto pode parecer difícil ter uma rotina organizada e sob controle. E, nesse cenário de quarentena pode ser ainda mais difícil… mas, a boa notícia é que não é tão difícil quanto parece e você precisa apenas começar.

Vou deixar aqui 5 dicas para driblar essa situação e para que você comece já a organizar a sua rotina e a rotina da família.

  • Defina onde essa rotina

Sim, escreva sua rotina para que você crie um compromisso com você mesma…. você pode registrar sua rotina de diversas formas que vão do modo analógico, como um simples caderno, até utilizar uma ferramenta digital ou aplicativo para criar esse registro.

 

  • Faça uma divisão do seu dia em 3 blocos: manhã, tarde e noite

 

  • Pense nas atividades recorrentes que você está fazendo em cada um desses períodos e realize uma análise para identificar: se determinada atividade faz sentido permanecer, quanto tempo é necessário para realizar cada atividade, se você precisa de ajuda para realizar alguma atividade. Enfim, essa análise servirá para que você tenha maior controle do seu dia

O conhecimento é o fator mais importante quando falamos de rotina. Muitas pessoas, constroem rotinas e não conseguem cumprir pelo simples fato de subestimarem o tempo.

  • Crie junto com seu filho(a) e demais membros da família a rotina para cada um deles….. sim, todos temos deveres/obrigações e precisamos ter o conhecimento e a noção do período em que devemos executar determinada tarefa.

Quando falamos de rotina para crianças não adianta apenas escrevermos, até porque muitas crianças pequenas não conseguem ler. Minha sugestão é que além de fazer a rotina junto com a criança, você faça de uma forma lúdica com pinturas, desenhos e colagens.

A rotina na vida das crianças representa previsibilidade, segurança e organização. Quando ela sabe o que vai acontecer durante o dia, a ansiedade é eliminada sendo possível trabalhar a confiança e autonomia.

 

  • Respeite seus limites e aceite que nem tudo sairá perfeito

Cada família possui um ritmo e um conjunto de atividades a serem executadas durante o dia, saber respeitar, entender e aceitar os limites de cada um é essencial.

 

Lembrem-se, rotina não é algo imutável, de tempos em tempo você revisitar sua rotina e avaliar se ainda está fazendo sentido, além disso, constantemente irá aparecer algo que não estava na rotina e você deverá encaixar e adaptar as demais atividades do dia. Rotina também não significa horários rígidos, significa uma sequência de atividades que devemos realizar e, fatalmente os horários serão automaticamente definidos e ajustados.

Dê o primeiro passo, comece e tente seguir e ajustar de acordo com a sua realidade.

Por Rosângela Jacomin | Personal Organizer | Especialista em organização para mães

e-mail: rosangela.jacomin@gmail.com

Instagram: https://www.instagram.com/organizenow_oficial/

Facebook: https://www.facebook.com/Organizenowoficial